O Museu do Traje inaugurou a exposição temporária

O Museu do Traje inaugurou a exposição temporária

O Museu do Traje inaugurou a exposição temporária

18/02/2020

O Museu do Traje inaugurou do dia 14 de Fevereiro exposição temporária que assinala o bicentenário do nascimento da rainha D. Maria II e a sua elevação de Viana à categoria de cidade.

Para além de um breve historial de D. Maria II e da visita real promovida à atual Viana do Castelo em maio de 1852, esta exposição explora a riqueza do Traje à Vianesa das Terras de Geraz, assim como a sua distinção dos Trajes à Vianesa verdes da Serra d’Arga e outros trajes de cor verde.

Através desta exposição, vianenses e visitantes poderão perceber que o Traje à Vianesa das Terras de Geraz, como contado oralmente, surge aquando da visita que D. Maria II fez à região. Concretamente, e através do relato elaborado na ata de Câmara, de 12 de maio do ano de 1852, sabe-se que D. Maria II e a comitiva real se deslocaram de barco até à Passagem (Moreira de Geraz do Lima) no dia 10 de maio. A história local aponta como motivo para o surgimento da cor verde no vestuário das camponesas das Terras de Geraz a visita da Rainha D. Maria II ao lugar da Passagem.

A exposição assume-se, assim, como uma valiosa oportunidade de aprendizagem para todos os vianenses e para os apaixonados pela história do concelho vianense, principalmente para todos aqueles que valorizam os trajes locais e a riqueza da sua variedade.


Várias trajes e peças autênticas para fazer a delícia de quem gosta da nossa cultura popular!

Foi produzido um catálogo da autoria de Gil Viana de que se dedica a este tema.